Juazeiro do Norte




Juazeiro em 1827 era um pequeno aglomerado urbano com poucas casinhas construídas ao lado da primeira capela erigida em honra de Nossa Senhora das Dores, Padroeira do lugar. A cidade de Juazeiro do Norte está localizada no extremo sul do Estado do Ceará, no chamado Vale do Cariri, distante cerca de 560 km de Forta-leza, pela BR 116. É a maior cidade do interior cearense, mas a área do Município é de apenas 249 km2.

LIMITES: Ao norte, com Caririaçu; ao sul, com Barbalha; a leste, com Missão Velha e a oeste, com Crato.

ALTITUDE: 377 m em relação ao nível do mar. O ponto mais elevado é a Serra do Horto.

CLIMA: Tropical quente semi-árido e semi-árido brando, com temperatu-ras entre 22-38 graus, média de 22-26.

POPULAÇÃO: Cerca de 250 mil habitantes, sendo que a maior parte se concentra na zona urbana. A população de Juazeiro do Norte é bastante heterogênea. Há praticamente pessoas de todos os Estados nordestinos, muitos dos quais romeiros, que para aqui vieram atraídos pela fama do Padre Cícero. A população nativa representa hoje menos da metade do total. Uma característica marcante é o fato de muita gente aqui ter o no-me de Cícero ou Cícera, em homenagem ao Padre Cícero, o fundador da cidade.

ETIMOLOGIA: O nome Juazeiro deve-se a uma conhecida árvore, muito comum no Nordeste, que resiste à seca mais inclemente, permanecendo sempre viçosa, chamada cientificamente Ziziphus juazeiro. A palavra é  híbrida, tupi-portuguesa: juá ou iu-á (fruto de espinho) + o sufixo eiro.

FUNDAÇÃO: O povoado chamado Tabuleiro Grande, que deu origem à cidade Juazeiro do Norte, tem seu marco inicial em 15 de setembro de 1827, data do lançamento da pedra fundamental da Capela de Nossa Senhora das Dores, padroeira do lugar. Mas a cidade foi fundada pelo Padre Cícero depois da criação do município em 22 de julho de 1911.

O MILAGRE: Um fato extraordinário, acontecido pela primeira vez no dia 1º de março de 1889, transformou a rotina do lugarejo e a vida do Padre Cícero para sempre. Naquela data, ao participar de uma comunhão reparadora, oficiada pelo Padre Cícero, uma beata muito piedosa, chamada Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo, ao receber a hóstia con-sagrada não pôde degluti-la porque a mesma se transformou em sangue. O fato repetiu-se dezenas de vezes e o povo crédulo achou que se trata-va de um novo derramamento do sangue de Jesus, sendo, portanto, um milagre. Começaram, então, as romarias que não param de crescer.

COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Juazeiro do Norte é uma das maiores cidades do Nordeste. Foi a primeira cidade do interior cearense a ter um shopping center (Cariri Shopping), uma rádio FM (Rádio Transcariri) e também uma estação de televisão (TV Verde Vale Canal 13). O parque industrial é representado por indústrias de sandálias de plástico e couro, bebidas, refrigerantes, alumínio, alimentos, confecções, móveis, jóias e laticínio, entre outras. O artesanato é um dos mais ricos e variados do Brasil.

EDUCAÇÃO E CULTURA: Juazeiro é um grande pólo de ensino superior com mais de 40 cursos universitários em funcionamento. Possui três grandes centros culturais onde são desenvolvidas atividades de teatro, cinema, dança e folclore.

TURISMO: A cidade possui muitos atrativos turísticos, sendo, por isso, visitada por romeiros e turistas do Brasil e do Exterior, numa média anual superior a um milhão de visitantes. A rede hoteleira conta com hotéis confortáveis, afora dezenas de ranchos para hospedagem de romeiros.



Texto: Daniel Walker

Nenhum comentário:

Postar um comentário